Edificios

Municipais

Residenciais

Elaboração dum “plano de iluminação eficiente” que conte com a participação de gestores de energia na área dos serviços e equipamentos públicos e/ou agentes privados.

Iluminação eficiente
(lâmpadas de baixo consumo)

Realizar auditorias nos edifícios, serviços públicos e indústrias para avaliar o grau de eficiência energética em que se encontra e identificar o potencial de melhoria.

Certificação de edifícios

Renovar gradualmente os equipamentos, substituindo por equipamentos mais eficientes em particular os equipamentos de força motriz.

Modernização de equipamentos

Disponibilizar tecnologias que permitam uma contagem inteligente da energia com recolha de dados do consumo de água, electricidade e gás, com objectivo de criar uma gestão mais eficiente dos recursos analisados.

Monitorização activa

Instalar colectores solares térmicos nos edifícios de alojamento turístico, doméstico, de actividades de saúde humana e actividades desportivas e recreativas.

Solar térmico

Instalar bombas de calor nos edifícios de alojamento turístico, doméstico, de actividades de saúde humana e actividades desportivas e recreativas.

Bombas de calor

Renovar ou inovar as caldeiras com sistemas de alimentação tecnologicamente mais eficiente ou substituir a mesma por outra mais eficiente.

Caldeiras avançadas

Renovação de caldeiras, por equipamentos que utilizem biomassa como combustível nos edifícios de alojamento turístico, doméstico, de actividades de saúde humana e actividades desportivas e recreativas.

Caldeiras de biomassa

Melhorar o modelo actual da gestão da procura e consumo de água, para procurar uma melhor eficiência energética.

Gestão de água

Prover a renovação gradual de equipamentos de escritório consumidores de energia por outros mais eficientes.

Renovação de equipamentos de escritório

Conversão gradual dos equipamentos de consumo térmico para gás natural.

Conversão para gás natural

Promover e criar uma estrutura técnica para o aconselhamento na área da eficiência energética para o sector da indústria e serviços.

Redução voluntária de emissões de carbono

Promover uma renovação gradual dos equipamentos domésticos consumidores de energia de forma ineficiente, em especial os electrodomésticos.

Renovação de equipamentos domésticos

Promover e criar uma estrutura técnica para o aconselhamento na área da eficiência energética para o sector doméstico com grande foco nos condomínios e/ou organizações de moradores.

Apoio aos condóminos e associações de moradores para a gestão da eficiência energética

Apoio técnico e discriminação positiva aos novos investimentos imobiliários sustentáveis e certificados.

Suporte ao investimento urbano e empresarial sustentável