Elaboração dum “plano de iluminação eficiente” que conte com a participação de gestores de energia na área dos serviços e equipamentos públicos e/ou agentes privados.

Iluminação eficiente
(lâmpadas de baixo consumo)

Realizar auditorias nos edifícios, serviços públicos e indústrias para avaliar o grau de eficiência energética em que se encontra e identificar o potencial de melhoria.

Certificação de edifícios

Renovar gradualmente os equipamentos, substituindo por equipamentos mais eficientes em particular os equipamentos de força motriz.

Modernização de equipamentos

Instalar colectores solares térmicos nos edifícios de alojamento turístico, doméstico, de actividades de saúde humana e actividades desportivas e recreativas.

Solar térmico

Melhorar o modelo actual da gestão da procura e consumo de água, para procurar uma melhor eficiência energética.

Gestão de água

Conversão gradual dos equipamentos de consumo térmico para gás natural.

Conversão para gás natural

Promover e criar uma estrutura técnica para o aconselhamento na área da eficiência energética para o sector da indústria e serviços.

Redução voluntária de emissões de carbono

Apoio técnico e discriminação positiva aos novos investimentos imobiliários sustentáveis e certificados.

Suporte ao investimento urbano

e empresarial sustentável

Implementar medidas de formação, sensibilização e educação para os trabalhadores municipais e de empresas privadas que operem veículos ou equipamentos intensivamente consumidores de energia.

Optimização do desempenho profissional

Conceber ou melhorar o modelo de gestão de resíduos, atingindo a máxima eficiência da utilização de energia.

Gestão de resíduos